graphics card reviews | graphics card comparison |

new journalism agora é outra coisa

Isso não é normal: uma reportagem multimídia

Isso não é normal: uma reportagem multimídia

Não é normal mesmo ver reportagens assim na imprensa brasileira. A WebCitizen acaba de lançar um trabalho de reportagem multimídia bem interessante, daqueles que pouco vemos por aqui: é o site Isso não é Normal, sobre os impactos do desenvolvimento desenfreado de uma cidade como São Paulo.

Eles explicam como foi feito:

O site foi produzido por uma parceria entre duas empresas: a Webcitizen(que se dedica ao trabalho de participar da transformação do mundo através da informação) e a Cia de Foto (um coletivo de fotografia e vídeo dedicado a documentar a vida em São Paulo e divulgar essas imagens através da arte, do jornalismo e da publicidade), com apoio financeiro do Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID) do governo britânico e apoio à produção de conteúdo do Programa de Comunicação em Mudanças Climáticas da Embaixada Britânica.

Para veicular este conteúdo, queríamos como parceiro um veículo de informação respeitado e com circulação nacional. Nossa primeira escolha foi o Estadão, por causa de seu envolvimento histórico com os temas ambientais, e pela abordagem inovadora que tem na internet.

O que vemos agora é o primeiro de uma série de três sites: !sso Não é Normal SP (sobre a cidade de São Paulo), !sso Não É Normal S (sobre a região Sul, que será lançado em 15 de julho) e !sso Não É Normal NE (sobre o Nordeste, com lançamento marcado para 15 de agosto).

Interessante notar como iniciativas de grandes reportagens multimídia não partem das redações dos grandes jornais, mas de produtores independentes. Um exemplo de que bom jornalismo pode surgir fora das velhas mídias.

Provocações:

Será necessária a velha mídia para produzir bom jornalismo?

E outra: é inegável que o alcance de um veículo tradicional como o Estadão é maior do que simplesmente colocar o site no ar e utilizar a rede para divulgar o trabalho. É inegável mesmo? (e o fenômeno do #calabocagalvão)

UPDATE: Lívia Ascava comenta como foi fazer a reportagem Isso não é normal

2 comments

  1. A iniciativa é bem legal. Um problema que seja vinculado ao Estadão, mas é próprio do sistema este tipo de fenômeno.

    Abraço.

  2. Parabéns pro Denis Russo e equipe!

Leave a Reply


Warning: require_once(/home/flimultimidia/jornalismodigital.org/wp-content/themes/TheSource/footer.php): failed to open stream: Permission denied in /home/flimultimidia/jornalismodigital.org/wp-includes/template.php on line 688

Fatal error: require_once(): Failed opening required '/home/flimultimidia/jornalismodigital.org/wp-content/themes/TheSource/footer.php' (include_path='.:/usr/local/lib/php:/usr/local/php5/lib/pear') in /home/flimultimidia/jornalismodigital.org/wp-includes/template.php on line 688