graphics card reviews | graphics card comparison |

new journalism agora é outra coisa

Out of my window: documentário interativo 360º

Out of my window: documentário interativo 360º

A National Film Board of

Canada fez de novo um dos mais espetaculares documentários interativos da Web mundial. É o Out of my window, versão online do projeto Highrise.

Faço aqui uma tradução livre da apresentação do webdocumentário:

Um arranhacéu. Toda vista, uma cidade diferente

Este é Out of my window – um dos primeiros documentários interativos 360º -, uma exploração sobre o estado urbano do nosso planeta contada por pessoas que olham o mundo pelas janelas de arranhacéus.

É uma jornada ao redor do globo através da mais comum forma de arquitetura do século passado: as torres residenciais de concreto. Conheça inesquecíveis residentes de arranhacéus que juntam o poder de suas comunidades e o espírito humano para fazer ressurgir significado através das ruínas do modernismo.

Com mais de 90 minutos de material para explorar, Out of my window mostra 49 histórias de 13 cidades, contadas em 13 línguas, acompanhadas por músicas contemporâneas.

São Paulo está na lista das cidades com a história de uma residente da ocupação da Prestes Maia [os ocupantes foram retirados pela polícia em 2007, se não me engano]. Julio Bitterncourt é o fotógrafo brasileiro que fez este trecho do especial.

Assim como outro especial interativo da NFB do Canadá, o Waterlife, este novo trabalho usa uma interface em flash para criar interatividade e uma narrativa sem início, meio ou fim. Apenas histórias, a serem escolhidas por local, faces ou janelas.

Katerina Cizek é a diretora e tem um blog com os bastidores do documentário. Entre outras coisas bacanas, algumas músicas usadas no documentário podem ser baixadas de graça, liberadas pelos autores.

Há também uma integração com o Flickr, para que cada um possa enviar fotos a partir dos arranhacéus onde moram. As minhas já estão lá.

One comment

Leave a Reply