graphics card reviews | graphics card comparison |

new journalism agora é outra coisa

Quem somos

O Jornalismo Digital.org surge no início de 2010 como um blog das aulas de jornalismo online da ECA, na Universidade de São Paulo (USP), quando os professores Eugênio Bucci e Andre Deak montam um curso para a turma intersemestral de fevereiro. Depois do curso, o jornalista André Deak, que já discutia jornalismo online em seu blog pessoal desde março de 2007, importou de lá de todo o conteúdo referente ao assunto para continuar a discussão e o acompanhamento que fazia da área por aqui. A mudança veio também com uma cara nova, com o desenvolvimento de um template exclusivo.

Hoje o site tenta ser um espaço de análise sobre produções do jornalismo online, mas também de auxílio na formação, com aulas para download, dicas de ferramentas, breves textos que tentam passar um pouco do pouco conhecimento que temos. Em novembro de 2010, o site organizou a desconferência Newscamp, que ocorreu dentro do Fórum da Cultura Digital Brasileira.

O Jornalismo Digital.org também é um projeto que surgiu dentro da Casa da Cultura Digital.

Equipe

A equipe do site, atualmente, é composta de coordenador, dois editores, repórteres, webdesigner, programador, ouvidor e gerente de mídias sociais. Duas pessoas revezam-se nestas funções, o que configura obviamente uma exploração trabalhista – tendo em vista inclusive que ninguém recebe nada.

Andre Deak

Pós-jornalista, produtor multimídia, professor, trabalha há mais de 10 anos com projetos para jornalismo e comunicação na internet. Cooperou na Casa da Cultura Digital,  coordenou o site Jornalismo Digital.org e o projeto Arte Fora do Museu. Foi repórter freelancer para as revistas Rolling Stone, Carta Capital, Caros Amigos, Educação, Fórum e outras, quando produziu reportagens de quase todos os países da América do Sul e Europa ocidental. Co-organizador do livro Vozes da Democracia (2006). Viveu em Brasília, onde foi editor multimídia durante o processo de reformulação e deschapabranquização da Agência Brasil, até 2007. Até 2012 coordenou a estratégia e a execução das soluções web da cpfl cultura. Prêmio Vladimir Herzog 2008, categoria internet. Indicado ao Best Blog Awards, da Deustchewelle (2012). Ministra cursos e palestras sobre jornalismo online e interfaces interativas (USP, UERJ, UFSC, PUC-SP, Unimep, Cásper Líbero, Faap, Comunique-se, Diários Associados, Abraji, Editora Abril, entre outros). Mestre pela ECA-USP na área interfaces sociais da comunicação, com o estudo “Novos jornalistas do Brasil: processos emergentes do jornalismo na internet”.

Contato: [email protected]

Twitter: @andredeak

Felipe Lavignatti
Jornalista formado na Cásper Líbero – com pós-graduação em jornalismo cultural pela PUC-SP. Trabalhou em São Paulo na Rádio 9 de Julho (no Jornal dos Trabalhadores, da Rede CUT de Rádio) e em Jundiaí na Dumont FM e na Difusora AM. Integrou o projeto Rede CUT de Rádio. Colaborou com diversos veículos, entre eles os jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, a revista Bizz, o site da Época Negócios e a revista Aventuras na História. Ajudou a criar o canal e foi editor-assistente da editoria de especiais multimídia do Estadão. Desde janeiro de 2009 trabalha na Casa da Cultura Digital, colabora com o site Jornalismo Digital.org e é editor da comunicação online da CPFL Cultura. Ganhador da Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural da região Sudeste na categoria Produção Cultural para Internet com o projeto Arte Fora do Museu, fruto de uma pauta menosprezada.

Twitter: @lavignatti

Leonardo Feltrin Foletto nasceu em Taquari (1985), no interior do Rio Grande do Sul. É jornalista formado pela UFSM, mestre em jornalismo (UFSC) e doutor em Comunicação e Informação (UFRGS). Trabalhou como jornalista nos jornais A Razão, em Santa Maria-RS, e na Folha de S. Paulo, participou da Casa da Cultura Digital e do coletivo BaixoCentro em São Paulo e da CCD POA.É integrante das redes das Produtoras Colaborativas, do Ônibus Hacker e do hackerspace Matehackers. Dá aulas de comunicação, jornalismo e ativismo digital na PUCRS, Unisinos e UCS (Caxias do Sul) e desde março de 2017 é doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS, onde pesquisou comunicação, tecnologia e jornalismo. Foi um dos idealizadores do BaixaCultura e edita a página desde sua criação, em setembro de 2008. Vive em Porto Alegre. Site pessoal em leofoletto.info

 


Warning: require_once(/home/flimultimidia/jornalismodigital.org/wp-content/themes/TheSource/footer.php): failed to open stream: Permission denied in /home/flimultimidia/jornalismodigital.org/wp-includes/template.php on line 688

Fatal error: require_once(): Failed opening required '/home/flimultimidia/jornalismodigital.org/wp-content/themes/TheSource/footer.php' (include_path='.:/usr/local/lib/php:/usr/local/php5/lib/pear') in /home/flimultimidia/jornalismodigital.org/wp-includes/template.php on line 688