Programa do curso de jornalismo multimídia PUC – 2º semestre 2011

1) Objetivos

A disciplina Design Informacional integra um conjunto de conteúdos da especialização Jornalismo Multimídia voltados à edição da informação a partir de parâmetros das interfaces digitais e de mídias portáteis e ubíquas, com ênfase em aspectos da edição visual e do trânsito entre impresso e digital. Desse conjunto, lembramos que Informação e Tecnologia contempla a compreensão dos chamados pensadores do ciberespaço; Jornalismo Online contempla aspectos da forma, narrativa e linguagem jornalística adaptadas à realidade das mídias digitais e do tempo real; e esign Informacional, objeto deste curso, que pretende fazer a ponte entre conceitos e técnicas, oferecendo aos alunos conhecimentos que irão instrumentalizar sua atuação em termos de compreensão e das ferramentas de aplicação da hipermídia a conteúdos jornalísticos.

É fundamental esclarecer que a proposta do curso não é capacitar os participantes em construir páginas web ou executar o design gráfico e a arquitetura de navegação de um website de conteúdo informativo.

Não pretendemos formar webmasters, mas sim, oferecer a jornalistas envolvidos com publicações digitais conhecimentos para que os mesmos possam interagir com softwares de publicação com webmasters, designers, planejadores de negócio, dentre outros profissionais. Fornecer ainda, capacitação para que o jornalista compreenda todos os aspectos que envolvem a informação digital, desde a geração do conteúdo com características hipermediáticas, sua construção técnica e visual, o seu suporte de dados e telecomunicações, e sua interação com o leitor-usuário.

2) Justificativa

Recorremos aos conceitos desenvolvidos pelo Prof. Dr. Silvio Mieli, da PUC, para apresentar as justificativas do curso de Design Informacional dentro da especialização em Jornalismo Multimídia.

Assim, para ele, “Informação” no contexto do mundo digital pode ser compreendida como a encarnação tecnológica e contemporânea da noção de design. Através da expressão design informacional pretende-se incluir todo um campo de pesquisa que parte da noção de informação como pano de fundo para investigar as interfaces entre comunicação, arte e tecnologia.

A linguagem digital redefine o conceito de informação a que se está acostumado, permitindo a emergência de um novo design a partir da transformação de uma realidade que se desmaterializa (infosfera, videosfera e ciberespaço) e passa de analógica a digital.

Para o jornalista contemporâneo, ainda em concordância com a visão de Silvio Mieli, é fundamental aprofundar como se dá efetivamente a interpenetração entre diferentes meios, e de que forma abrem-se canais hipertextuais e interativos entre comunicador, artista e público. Cada nova tecnologia informacional afeta a experiência contemporânea, moldando e definindo o seu nível de realidade comunicacional, ético e estético. A atividade jornalística exige uma mobilidade e um desdobramento por entre esses níveis de realidade.

 

3) Metodologia

Aulas teórico-conceituais e análises práticas através de estudos de caso

 

4) Cronograma e conteúdo programático

 

8 AULAS

 

AULA 1 . 10/08

Aula inaugural

Apresentação do professor e da turma

Apresentação do curso e definição das regras gerais de seu desenvolvimento.

Cultura Digital e Jornalismo Líquido

 

AULA 2 17/08

Estéticas contemporâneas:

referências

http://infointerativa.wordpress.com/

http://www.coldwarkids.com/iveseenenough/

thewildernessdowntown.com/

http://visualfarm.com.br/

 

Apresentação Narrativas Interativas no Jornalismo do Século 21

 

Tarefa para última aula: análise/reportagem de um case – todas serao publicadas no jornalismodigital.org

 

AULA 3 – 24/08

Guerrilha visual

Exibição Exit through the gift shop

Convidado: Rodrigo Savazoni

 

AULA 4 – 31/08

Novas atividades no jornalismo da internet

Resultados da pesquisa de mestrado

 

07/09 – feriado

 

AULA 5 – 14/09

Estética da Interatividade

Newsgames: Jornalismo Vídeo-game

Palestrante convidado: Fred di Giacomo, Newsgames Editora Abril (confirmado)

 

AULA 6 – 21/09

Possível visita à Casa da Cultura Digital.

Novas estéticas: a informação onde menos se espera. Video Mapping, interfaces corporais e outras pirações

Convidado: VJ Pixel (confirmado)

 

AULA 7 – 28/09

8h-10h Palestrante convidado: Alberto Cairo (confirmado)

 

AULA 8 – 05/10

Novas estéticas: fronteiras tênues entre o documentário e o jornalismo. Que fronteiras, aliás?

Professores convidados: Garapa.org (confirmado)

 

Deixe um comentário