O trem do samba

Lá vem o Fred di Giacomo e a turma da Superinteressante com novidades. Dessa vez, uma infografia gigante em HTML5 sobre a história do samba. Nada menos que onze (11) pessoas assinam essa info. Queria saber o que cada um fez, e logo mais o Fred conta, com certeza.

Criaram uma espécie de mapa do metrô, com cruzamentos entre estilos, por onde se pode assitir vídeos do You Tube com exemplos das músicas citadas.

O trabalho é incrível, sem dúvida. É possível realizar uma navegação livre, numa narrativa multi-linear, ou seguir a linha cronológica e ver a evolução do samba através do tempo. Aqui faço um pequeno reparo, que é difícil entender em que parte do mapa estamos com o deslocamento da tela. Talvez algum destaque na “bolinha” da “estação do metrô” pudesse ajudar.

Pouca gente está investindo em infografias e narrativas diferenciadas para a web no Brasil. A equipe do Fred se mantém como caso raro, apresentando grandes trabalhos.

Vale acompanhar o blog sobre Newsgames que eles mantém também.

Abaixo, pra se ter uma ideia da pesquisa feita, as fontes que eles usaram para essa infografia:

Livros:

CASTRO, Ruy. “Carnaval no Fogo”; CASTRO, Ruy. “Chega de Saudade”.; DINIZ, André. “Almanaque do Samba: a História do Samba, O Que Ouvir, O Que Ler, Onde Curtir”; LINS, Paulo. “Desde que o Samba é Samba”.

Filmes/documentários: GLOBO REPÓTER, “Os avós do Samba”; HOLLANDA, Lula Buarque de e Carolina Jabor, “O Mistério do Samba”; STEEN, Ricardo van. “Noel, Poeta da Vila”

Sites: Almanaque de Cultura Popular – http://www.almanaquebrasil.com.br; Agenda do Samba-Choro – http://www.samba-choro.com.br/; Cantoras do Brasil – http://www.cantorasdobrasil.com.br; Clique Music UOL – http://cliquemusic.uol.com.br; Clube do Tom – http://www.jobim.com.br/; Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira – http://www.dicionariompb.com.br/; Grêmio Recreativo Cacique de Ramos – http://www.caciquederamos.com.br/; MPBNet – http://www.mpbnet.com.br/

Uma resposta para “O trem do samba”

Deixe um comentário